Para que seu texto original digitado no Word se torne um livro, é importante que seja REVISADO, para não ter erros gramaticais, e posteriormente ser DIAGRAMADO para o formato de livro (Formato A5 = 14,8 x 21 cm).

ATENÇÃO: Se seu texto original no WORD estiver  formato de página (A4, letter, carta, ofício…), obrigatoriamentre terá de  ser DIAGRAMADO para o formato de livro (A5 = 14,8 x 21 cm).

Se você tem dúvida em qual formato de texto seu arquivo foi feito, NÃO SE PREOCUPE!  – Quando nos solicitar orçamento, ao anexa seu arquivo original verificaremos seu formato, e se houver necessidade de diagramação, incluiremos o valor desse serviço em seu orçamento.

SE VOCÊ QUISER DIAGRAMAR SEU LIVRO (Faça você mesmo!)

GABARITO DE DIAGRAMAÇÃO

Nosso objetivo é de um amaneira simples, ajudá-lo a diagramar sozinho seu livro.

COMO: A ideia é que você utilize nosso modelo como se fosse um GABARITO, copiando e colando seus textos, subtítulos, cabeçalhos, etc. sobre os textos, subtítulos, cabeçalhos do nosso gabarito, assim seu livro ficará com a mesma aparência deste modelo oferecido.

ATENÇÃO: As informações apresentadas no gabarito de diagramação são simples, mas exigem um bom conhecimento do software Microsoft Word. Caso você não as compreenda, ou necessite de uma diagramação mais elaborada, com inserção de tabelas, imagens, notas de rodapé, etc., por favor, solicite orçamento anexando seu arquivo (da maneira que se encontra), e envie-nos e-mail informando as peculiaridades e os detalhes de seu livro. Nós analisaremos e apresentaremos orçamento específico a sua necessidade.

Baixe o GABARITO DE DIAGRAMAÇÃO: Elaborado para ser executado no WORD (.DOC)


REVISÃO:

SUGESTÃO: Nosso objetivo é que você tenha um livro o mais próximo possível da perfeição, sendo assim, aconselhamos que sempre que possível, seu texto seja revisado por um profissional, mas saiba que  o custo desse serviço é oneroso, sendo assim, se seu orçamento não permitir, sugerimos que imprima seu original na sua impressora, e peça ajuda a algum parente ou amigo para realizar essa revisão.

DICA IMPORTANTE: Um autor nunca revisa seu próprio livro, pois acaba se envolvendo emocionalmente com o texto e não percebe erros básicos de redação.

Se desejar a REVISÃO profissional em seu texto, no momento do preenchimento da solicitação de orçamento você terá essa opção disponível.

__________________________

DIAGRAMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS

Se seu livro já está pronto para impressão, certifique-se que:

a) Está Diagramado no formato A5 (14,8 x 21 cm), e que as dimensões das margens e dos recuos de sua página estão de acordo com a imagem apresentada a seguir.

b) Está Totalmente revisado (sem erros ortográficos)

c) Esteja alvo no formato PDF

DICA 1:  Nos livros, as páginas ÍMPARES são as da frente da folha, e as PARES de trás.

DICA 2: Para facilitar a leitura e não forçar a abertura do livro, sempre deixe um espaçamento maior para o lado de dentro (interno) nas páginas. Páginas ímpares à esquerda e páginas pares à direita.

CABEÇALHO: Na área de 2,5 cm na cabeça da página deverá conter, nas páginas pares o título do livro, e nas ímpares o nome do autor. Deixar um mínimo de 1,2 cm de distância desta informação, até a margem superior da página.

RODAPÉ: Não ultrapasse a distância mínima de 1 cm do rodapé da página.

Dimensão da folha: 14,8 x 21 cm

Exemplo: Páginas ímpares

MARGENS DE SEGURANÇA

  • Superior: Mínima 2,5 cm, Máxima 3,0 cm
  • Inferior: Mínima 1,2 cm, Máxima 1,8 cm
  • Esquerda (interna): Mínima 1,8 cm, Máxima 2,5 cm
  • Direita (externa): Mínima 1,2 cm, Máxima 2,0 cm

IMPORTANTE: Não há necessidade da precisão ABSOLUTA destas medidas, use-as como referência. – Tenha bom senso para não correr riscos.

___________________________________________

NÃO QUER TER TRABALHO?

Contrate nossos serviços de Revisão e ou Diagramação, seu livro ficará perfeito!

SERVIÇO DE REVISÃO: A revisão tem o objetivo de corrigir erros ortográficos e de tempos verbais. A Revisão é um dos itens mais caros na produção de um livro, pois é realizada por um profissional em Letras Português com experiência em revisão e acontece em 3 etapas distintas, primeiro no arquivo original do cliente (word), depois do livro diagramado e por último, antes de fechar o arquivo de impressão (Pente-fino).

No momento do preenchimento da solicitação de orçamento, você terá opção de solicitar o serviço de revisão.

SERVIÇO DE DIAGRAMAÇÃO: O serviço de diagramação consiste em:

  1. Padronizar para organizar todas as informações do livro.
  2. Dar o usual e correto andamento as páginas do livro.
  3. Destacar os títulos
  4. Montar índice
  5. Colocar no cabeçalho das páginas à direita, o nome do autor e nº da página.
  6. Colocar no cabeçalho das páginas à esquerda, o título do livro e nº da página.

Este serviço é realizado por um profissional chamado diagramador e será realizado no software Adobe InDesign. Para que possa ser realizado, o texto do livro deverá estar revisado, cronologicamente em ordem e sem erros, pois o diagramador não lerá o texto, ele estará unicamente preocupado com a parte técnica, padronizando as informações e organizando-as em formato de livro, obedecendo criteriosamente às características da edição.

– Quando nos solicitar orçamento, anexe o seu arquivo original, que o verificaremos, e se houver há necessidade de diagramação, incluiremos o valor desse serviço em seu orçamento.