Perguntas Frequentes

O QUE É A EDIÇÃO POR DEMANDA?

Uma empresa prestadora de serviços, que objetiva produzir, auxiliar e esclarecer os autores sobre o processo para a realização de seus livros por demanda. Saiba mais em Quem somos.

O QUE É UMA IMPRESSÃO POR DEMANDA?

É um sistema gráfico que possibilita a baixa tiragem de livros. Utiliza processos digitais para imprimir livros quase que unitariamente. - Nós usamos o que há de mais moderno no mundo digital para imprimir seu livro, dispensando a necessidade de fotolitos, chapas, etc.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A EDIÇÃO POR DEMANDA E UMA EDITORA?

A Edição por Demanda oferece um serviço voltado às áreas técnicas da produção de um livro, estamos aqui para produzir, auxiliar esclarecer os autores sobre todos os procedimentos técnicos para a realização de seus livros.

A responsabilidade em relação ao conteúdo, revisão, comercialização e divulgação da obra são totalmente do autor, que também arca com todos os custos do projeto e impressão.

Já uma editora responsabiliza-se por tudo que envolve o livro, partindo do seu conteúdo, passando por sua produção, comercialização e chegando até a sua divulgação. Normalmente, uma editora absorve todos estes custos e remunera o autor distribuindo uma porcentagem em relação ao volume de vendas do próprio livro.

QUAL O MODELO DE NEGÓCIOS DA EDIÇÃO POR DEMANDA?

Modelo de negócios:

1º POSSIBILIDADE: Quando somos PRODUTORES DO LIVRO.

2º POSSIBILIDADE: Quando somos EDITORES DO LIVRO. (Exclusivamente para livros acadêmicos).

Para entender acesse o link: Quem somos

O QUE FAZ UMA EDITORA?

Editora é uma organização comercial com fins lucrativos que coordena a publicação de obras literárias. As Editoras costumam se especializar em um tipo de publicação específica, por exemplo: livros acadêmicos, jurídicos, romances, poesias, etc. Cabe à Editora analisar a viabilidade comercial da obra e, ao aprová-la, arcar com os custos de produção, divulgação, distribuição e comercialização. A Editora está por detrás do autor, dando-lhe suporte para que ele, enquanto artista, não precise se envolver com os trâmites da produção e comercialização da sua obra.

O QUE É UMA TIRAGEM?

É a quantidade de livros impressos de uma única vez, em uma única encomenda.

O QUE É UMA BAIXA TIRAGEM?

É a tiragem de livros com menos de 300 unidades, com o resultado final formal e de impressão semelhante ao de uma obra literária de alta qualidade.

O QUE É ALTA TIRAGEM?

É a impressão a partir de 1.000 unidades.

QUANDO BAIXA TIRAGEM É UM BOM NEGÓCIO?

Quando o objetivo do autor for o de não comercializar sua obra. - Não se ganha dinheiro com baixa tiragem, pois o custo unitário do livro não permite obtenção de lucratividade! - Porém, o valor total investido em todo o projeto ficará bem mais em baixo do que em uma impressão em alta tiragem.

A baixa tiragem tem seu melhor custo x benefício em livros com miolo em preto e branco.

BAIXA TIRAGEM É INDICADA PARA LIVROS COLORIDOS?

Podem ser realizados, porém, livros coloridos têm um alto custo de produção e impressão. Obviamente essa decisão pertence ao autor e seus objetivos. Um a boa solução é inserir no miolo do livro apenas algumas imagens coloridas. (Não mais de 5% do total de páginas).

QUANDO ALTA TIRAGEM É UM BOM NEGÓCIO?

Quando o objetivo do autor for comercializar sua obra, pois é a única maneira de um livro ser lucrativo. A quantidade para que essa lucratividade comece a aparecer é: para livros em preto e branco, acima de 500, unidades e para livros coloridos acima de 1.000 unidades.

QUAL O PERFIL DOS AUTORES QUE UTILIZAM BAIXA TIRAGEM?

Autores, escritores e poetas independentes (iniciantes ou não).

Doutorados e ou pós-graduados: Que desejam obter certificação QUALIS/CAPES em sua tese, transformando-as em livros.

Historiadores familiares: Cujo público a ser atingido, é seus próprios familiares.

Palestrantes, teóricos e especialistas: Com o objetivo é de difundir suas ideias.

Empresários: que desejam usar livros como ferramenta de marketing, principalmente nas datas comemorativas das suas empresas.

MEU LIVRO PODE ABORDAR QUALQUER ASSUNTO?

Quando somos apenas PRODUTORES DA OBRA: Não nos caberá discutir sobre o seu conteúdo, todos os gêneros são bem-vindos. Porém, damo-nos ao direito de não difundir pornografia, manifestos que preguem violência ou exclusão social, racial, étnica ou religiosa. Também não imprimimos livros que ensinem a roubar, fazer bombas, etc.

O QUE É O TERMO DE RESPONSABILIDADE?

É um termo com que o autor deverá concordar para que seu trabalho seja realizado.

TERMO DE RESPONSABILIDADE: - O autor é totalmente responsável pelo conteúdo, estoque, comercialização e distribuição de sua obra, o que significa que qualquer ação por direitos autorais ou ação judicial decorrente do conteúdo do texto existente no livro impresso pela edição por demanda será respondida somente e unicamente pelo autor, sem qualquer ônus para a Edição por Demanda.

TENHO OPÇÃO DE DISCORDAR DO TERMO DE RESPONSABILIDADE?

- Não! Seu livro só será confeccionado se você concordar com esse termo.

VOCÊS TÊM TABELAS DE PREÇOS?

- Não! Nosso preço final dependerá da quantidade de páginas, peculiaridades e das necessidades que o seu livro apresentar. Para ter uma noção do custo de impressão e remessa de sua encomenda, realize um pré-orçamento.

PARA QUE SERVE O PRÉ-ORÇAMENTO?

Para antever os custos e ter uma clara noção de quanto custará ter seu livro em mãos.

O pré-orçamento é muito simples de utilizar, basta você nos informar 3 dados:

1) Qual a dimensão da página (A4, carta ou A5) que você digitou seu texto original no WORD.

2) O número total de páginas do seu original.

3) A quantidade de livros que deseja.

Instantaneamente você poderá descobrir a quantidade mínima para sua primeira tiragem e simular quanto custará para produzir seus livros até 300 unidades.

O QUE NÃO FAZ PARTE DO PRÉ-ORÇAMENTO?

DIAGRAMAÇÃO

REVISÃO

REGISTROS: ISBN e FICHA CATALOGRÁFICA

IMPORTANTE: NÓS PRESTAMOS ESSES SERVIÇOS!

Quando solicitar orçamento, opte pelo serviço que deseja em seu livro.

O QUE FAZ PARTE DO PRÉ-ORÇAMENTO?

IMPRESSÃO: SIM

DIMENSÃO: Livro fechado: formato A5 (14,8 x 21 cm) ou (15 x 21cm)
CAPA: Brochura dobrada e colada no processo hotmelt
Duas orelhas de 6 cm cada
Colorida na frente. Impressão (4x0)
Papel Supremo 240g
Acabamento: Laminado brilho ou fosco (a decidir)
MIOLO: Totalmente em Preto e branco Impressão (1x1)
Papel: Off set 75g (branco)

Arte da capa: SIM

3 opções gratuitas para você:

1) ESCOLHIDA: Mais de 500 modelos gratuitos e não exclusivos. (Modelos que poderão ser escolhidos por mais de um cliente).

2) IMAGEM FORNECIDA: Você também poderá fornecer uma imagem ou foto para montarmos sua capa.

3) ENVIADA PELO AUTOR: Envie-nos a arte completa da capa, pronta para impressão. (Se fechar o serviço conosco enviaremos gabarito preciso ao seu livro).

REMESSA: SIM

Rastreada, do envio à entrega. OBS: Remessa de Curitiba-PR para as regiões sul e sudeste do Brasil. Valores para outras regiões será especificada no orçamento final.

ANÁLISE TÉCNICA: SIM

Ao enviar seu arquivo para orçamento, realizaremos uma análise indicando soluções para toda a parte técnica relacionada à produção e impressão. (LIVROS QUE ATINGEM SUAS EXPECTATIVAS!)

GARANTIA TOTAL DE SATISFAÇÃO. SIM

Se receber algum dos seus livros com problemas de impressão ou acabamento, garantimos a substituição gratuita do livro danificado.

PARA QUE SERVE O ORÇAMENTO?

Queremos que você tenha a certeza do que está contratando, desta forma, após a análise do arquivo do miolo do livro que nos enviar, realizaremos uma análise indicando soluções para toda a parte técnica relacionada à produção e impressão, analisaremos as necessidades exigidas e definiremos o valor final do serviço em relação à quantidade de livros desejada por você. Então lhe apresentaremos um orçamento claro e preciso.

POSSO ENCOMENDAR QUANTOS LIVROS QUISER?

SIM. Mas a primeira tiragem deverá ter um pedido mínimo, que varia de acordo com a quantidade de páginas do seu livro.

PEDIDO MÍNIMO? O QUE É ISSO?

Como a formação de nossos custos se baseia na quantidade de páginas que seu livro tiver, responderemos esta questão em 2 partes:

a) Primeira tiragem: será necessário um número mínimo de 10 livros no seu primeiro pedido para que as despesas administrativas e funcionais sejam equalizadas.

b) Demais tiragens: não havendo qualquer alteração no conteúdo e na capa, os pedidos para as tiragens seguintes do mesmo título poderão ser encomendados a partir de 4 unidades ou mais.

POSSO PEDIR MAIS LIVROS QUE O PEDIDO MÍNIMO LOGO NA PRIMEIRA TIRAGEM?

SIM. A quantidade de livros que você deseja será questionada na solicitação de orçamento.

QUERO UM ORÇAMENTO PARA ACIMA DE 500 LIVROS. VOCÊS FAZEM ESSE SERVIÇO?

SIM. Você poderá solicitar orçamento para tiragens mais elevadas, quando solicitar o pré- orçamento já entraremos em contato para entender sua necessidade.

O QUE É PROJETO GRÁFICO?

É o plano para a realização de uma obra gráfica, o qual define os parâmetros que serão seguidos. (Dimensão, tipo de papel, gramatura do papel, cores de impressão, tipo de encadernação, tipo de capa, etc.).

• DIAGRAMAÇÃO: VOCÊS DIAGRAMAM LIVROS?

SIM. Nossa diagramação é qualificada e individual, voltada para o público alvo da edição.

IMPORTANTE: Seu livro só poderá ser produzido e impresso, se estiver no formato de página A5 (14,8 x 21 cm). Se seu texto original no WORD, estiver em qualquer outro formato de página (A4, letter, carta, ofício…) ele deverá ser DIAGRAMADO.

– Não se preocupe, ao solicitar orçamento, simplesmente anexe o seu arquivo original, que verificaremos a necessidade e incluiremos o valor desse serviço no orçamento.

Você encontrará todas as informações e conteúdos necessários sobre as possibilidades de diagramação no botão SEU TEXTO, na primeira página de nosso site.

SE EU MESMO TIVER DIAGRAMADO MEU LIVRO, VOCÊS O IMPRIMEM PARA MIM?

-Sim! Mas seu livro deverá estar rigorosamente de acordo com nosso gabarito de impressão.

Você encontrará todas as informações e conteúdos necessários sobre diagramação no botão SEU TEXTO, na primeira página de nosso site no subitem Para Profissionais.

Ao anexar seu arquivo na solicitação de orçamento, faremos análise apontando as melhores soluções para que seu livro esteja de acordo com nosso gabarito de impressão.

VOCÊS FAZEM TRABALHOS DE (CRIAÇÃO GRÁFICA, ILUSTRAÇÃO, MONTAGENS DE GRÁFICOS, TABELAS, FOTOGRAFIAS) ...?

Sim, para tanto temos de estar envolvidos no projeto editorial do livro, o que implicará no total envolvimento com os objetivos da obra. Chamamos isso de PROJETOS ESPECIAIS, se houver interesse, por favor, entre em contato por e-mail para desenvolvermos a ideia.

TENHO UM LIVRO PRONTO, PORÉM NÃO TENHO A CAPA. VOCÊS PROVIDENCIAM UMA CAPA PARA MIM?

SIM! 3 opções gratuitas para você:

a) ESCOLHIDA: modelos gratuitos e não exclusivos. Oferecemos mais de 500 modelos diferentes de capas para você escolher. Não são modelos exclusivos, desta forma, poderão ser escolhidas por mais de um autor.

OBS: Todas as imagens exibidas como modelos pertencem à Edição por Demanda, sua utilização ou reprodução sem autorização é crime de direito autoral.

b) IMAGEM FORNECIDA: Forneça uma imagem para a capa que nós produzimos sua capa. Pode ser uma ilustração, imagem ou foto com qualidade.

OBS: Se tiver dúvida se a imagem que você possui tem qualidade, envie-nos que analisaremos e indicaremos a melhor maneira de utilizá-la.

c) ENVIADA PELO AUTOR: Produza você mesmo e nos envie a arte completa da capa. (Aprove o orçamento e efetive conosco o serviço que enviaremos um gabarito simples e exato para a confecção de sua capa do seu livro).

Também podemos criar uma capa exclusiva para seu livro, porém é um serviço com alto custo e não se adequa a baixa tiragem de livros.

OBS: Ao solicitar orçamento, no momento preciso, você será levado ao assunto da CRIAÇÃO DA SUA CAPA.

QUANDO UM LIVRO É COLADO E QUANDO É GRAMPEADO?

Utilizamos em nossos livros o processo de colagem industrial (Hot melt) e conforme exigência técnica do equipamento de colagem, para haver a garantia e o acabamento ideal, o livro deverá ter no mínimo 60 páginas finais (Formato A5), assim criando uma lombada mínima de 3,2 mm.

MENOS QUE 64 PÁGINAS FINAIS, O LIVRO OBRIGATORIAMENTE TERÁ DE QUE SER GRAMPEADO.

ACIMA DE 64 PÁGINAS FINAIS, O LIVRO PODERÁ SER COLADO, RECEBENDO O NOME DE BROCHURA.

• REGISTROS: MEU LIVRO TERÁ ISBN E REGISTRO DE FICHA CATALOGRÁFICA?

NÃO! - Mas, SE DESEJAR, selecione esta opção quando realizar a sua solicitação de orçamento.

OS 3 REGISTROS POSSÍVEIS EM UMA OBRA SÃO:

1º REGISTRO AUTORAL (A partir do texto da obra). De responsabilidade do próprio autor, acesse o site da Câmara Brasileira do Livro.

2º ISBN (A partir do livro pronto)

3º FICHA CATALOGRÁFICA (A partir do livro pronto)

Importante informar que estes registros não são obrigatórios.

O REGISTRO DE DIREITOS AUTORAIS de uma obra é uma decisão que cabe inteiramente ao autor, sendo de sua responsabilidade solicitar, acesse o site da Câmara Brasileira do Livro.

O ISBN é obrigatoriamente necessário se o livro for vendido comercialmente em livrarias ou se o autor fizer questão de registrar a obra em seu nome, para o QUALIS/CAPES por exemplo.

FICHA CATALOGRÁFICA, só será necessária se o livro for enviado para bibliotecas.

- PRESTAMOS O SERVIÇO DE ASSESSORIA PARA OS REGISTROS.

O serviço de assessoria para os registros consiste em:

  1. Cadastrar o autor como autor pessoa física no site CBL CAMARA BRASILEIRA DO LIVRO, obtendo-se assim o prefixo editorial do autor.
  2. Decidir com o autor qual a categoria que seu livro pertence
  3. ISBN: Cadastrar o livro e solicitar o ISBN da obra (Papel e/ou e-book)
  4. Fornecer todas as informações técnicas necessárias (folha de rosto e ficha técnica da obra) exigidas pela CBL
  5. Gerar e realizar o boleto de pagamento à CBL
  6. Atender as pendências para que o ISBN seja efetivado.
  7. Confirmar e aferir o registro
  8. Gerar o código de barras a partir do número informado pela CBL
  9. Inserir o código de barras ou enviar imagem para quem desenvolveu a capa.
  10. Informar para o autor o login e senha na CBL, para futuras obras
  11. FICHA CATALOGRÁFICA: Solicitar a bibliotecário (a) a ficha catalográfica
  12. Fornecer a bibliotecário (a) todas as informações pertinentes ao livro e sua edição.
  13. Gerar arquivo de imagem da ficha para inserção no livro.
  14. Inserir o arquivo no lugar correto do livro.

OBS: Não faz parte da assessoria, O REGISTRO AUTORAL (Responsabilidade do autor), acesse o site da CBL Câmara Brasileira do Livro.

O QUE É UMA OBRA DO AUTOR?

Livros cuja produtora não tem qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto escrito na obra, sendo assim a responsabilidade sobre o conteúdo do livro é toda do autor. Os livros produzidos pela Edição por Demanda têm esse perfil.

QUAL O PREÇO QUE DEVE SER ESTAMPADO NA CAPA?

Esta decisão pertence única e exclusivamente ao autor do livro. Não opinamos a esse respeito. Durante o processo, se desejar, terá a oportunidade de indicar qual preço pretende estampar na capa de seu livro.

QUANTO TEMPO VAI DEMORAR PARA EU TER MEU LIVRO?

Depende da sua agilidade nas interlocuções, pois teremos de trabalhar juntos para obter um bom resultado, também depende da localidade que será remetida sua encomenda. Em termos gerais, no entanto, demora cerca de 30 a 40 dias úteis para que a primeira tiragem do seu livro lhe seja entregue.

No orçamento faremos uma previsão bem aproximada do tempo de entrega.

APÓS A IMPRESSÃO DE MEU LIVRO, DE QUEM SERÃO OS DIREITOS?

Totalmente do autor. O autor é livre para negociar tais direitos e os direitos subsidiários com quem desejar.

VOU RECEBER ALGUMA PROVA ANTES DA IMPRESSÃO? (BONECO)

Faz parte do nosso atendimento, antes do seu livro entrar em processo de impressão, enviarmos os arquivos de miolo e capa (BONECO DIGITAL), para sua verificação e aprovação final. Fique tranquilo, pois seu livro ficará impresso exatamente igual ao arquivo que você aprovou.

Você também poderá solicitar um BONECO IMPRESSO, porém tenha absoluta certeza que deseja receber um boneco impresso, pois é um item com altíssimo custo para pequenas tiragens.

• REVISÃO: MEU LIVRO TERÁ REVISÃO ORTOGRÁFICA?

NÃO. Mas você poderá contratar NOSSO SERVIÇO DE REVISÃO:

Se desejar REVISÃO em seu livro, selecione esta opção na solicitação de orçamento.

A Revisão é um dos itens mais caros na produção de um livro, pois é realizada por um profissional em Letras Português com experiência em revisão de livros. Sendo realizada em 3 etapas distintas, na primeira etapa no seu WORD, o profissional realizará uma Leitura técnica  em seu original (WORD), e se preocupará em revisar os erros ortográficos, de pontuações, de concordâncias verbais, na segunda etapa, que acontecerá após a diagramação (PDF), o revisor se concentrará especificamente na busca por encontrar e corrigir erros de diagramação, e por último (pente-fino), antes de fechar o arquivo de impressão.

IMPORTANTE: Para sua realização o texto do livro deverá estar completo e em ordem.

SUGESTÃO: PARA REVISÃO NAS PRODUÇÕES EM BAIXA TIRAGEM

Nosso objetivo é que você tenha um livro o mais próximo possível da perfeição sendo assim, aconselhamos que seu texto seja sempre revisado profissionalmente, mas como o custo desse serviço é realmente oneroso, e se seu orçamento não permitir, sugerimos que imprima totalmente seu original na sua impressora, e peça ajuda a algum parente ou amigo para realizar essa revisão.

DICA IMPORTANTE: Um autor nunca revisa seu próprio livro, pois acaba se envolvendo com a redação e não percebe erros básicos.

VOU PODER VERIFICAR A CAPA REALIZADA POR VOCÊS?

SIM. Faz parte do nosso atendimento, antes do seu livro entrar em processo de impressão, enviarmos os arquivos de miolo e capa (BONECO DIGITAL) para sua verificação e aprovação final.

E SE APÓS A AUTORIZAÇÃO DE IMPRESSÃO, EU TIVER OBSERVADO ERROS?

Estes erros só poderão ser corrigidos numa próxima tiragem. Por esse motivo, tenha muita atenção na hora de autorizar a impressão.

O QUE SÃO ARQUIVOS EM PDF?

Software criado pela Adobe, o formato PDF (Portable Document Format) é uma especificação disponível, publicamente usada por entidades de padronização do mundo inteiro para a distribuição e a troca mais seguras e confiáveis de documentos eletrônicos. O Adobe® PDF tem sido adotado por empresas, educadores e governos do mundo todo para otimizar a troca de documentos e aumentar a produtividade. Este tipo de arquivo não permite alterações no seu conteúdo; serve apenas para visualização e impressão.

POSSO CANCELAR MEU PEDIDO A QUALQUER MOMENTO?

Não. Apenas nas etapas que antecedem a autorização de impressão é que você poderá cancelar seu pedido. Se já tiver efetuado o pagamento, debitaremos os custos do trabalho realizado até o momento do cancelamento e o reembolsaremos pelo restante. Nosso objetivo é realizar seu livro, estaremos sempre abertos a negociações.

O QUE É AUTOR INDEPENDENTE?

É o autor, iniciante ou não, que por algum motivo não deseja ou não conseguiu ter seu livro editado por uma Editora. O termo técnico para este tipo de livro chama-se OBRA DO AUTOR. Onde, o próprio autor se encarregará de procurar uma empresa que produza sua obra, e ele mesmo se responsabilizará pelo estoque, comercialização e divulgação do seu livro.

- EXATAMENTE PARA ATENDER ESSE TIPO DE AUTOR É QUE EXISTE A EDIÇÃO POR DEMANDA.

PORQUE OS LIVROS TÊM ESSE TAMANHO A5 (14,8 x 21 cm ou 15 x 21 cm)?

Livros em baixa tiragem são produzidos por impressoras digitais que se suprem com papel na dimensão até 32 x 46 cm. Isso implica que, dentro das dimensões deste papel, cabem exatamente 4 livros em uma única vez. Com isso estamos equalizando os custos para que o processo seja viável e principalmente economizando papel, pois as sobras são mínimas.

PAGAMENTO FACILITADO NO SEU CARTÃO

Para o pagamento em cartão de crédito, utilizamos os serviços do PAGSEGURO, uma empresa do UOL, que além de ser a maior empresa do gênero, seu sistema de credenciamento e aprovação de crédito que é simples e principalmente MUITO SEGURO.

Você poderá optar em pagar em até 4x sem juros ou em até 18 vezes com juros (dependendo da bandeira do seu cartão e do seu limite).

PAGAMENTO À VISTA

Oferecemos desconto sobre o valor apresentado no orçamento final, para pagamento à vista na contratação dos serviços na forma de PIX, depósito ou transferência bancária para nossa conta no Banco do Brasil.

Quando do recebimento do seu orçamento final, você receberá um e-mail com essa nossa proposta de desconto para pagamento à vista.

PROCESSO DE ATENDIMENTO

Ele foi elaborado pensando em facilitar as coisas para você autor!

Primeiro: Queremos lhe dar uma noção quase que exata dos custos (pré-orçamento instantâneo).

Segundo: Dentro das necessidades que você especificará, fecharemos um orçamento final claro e preciso (orçamento final).

Terceiro: Você define a forma e realiza o pagamento e só então iniciaremos a produção do seu livro.

Nunca deixe de esclarecer suas dúvidas.

COMO ENVIAR ARQUIVOS MAIORES QUE 50 MB?

Utilize-se do We transfer, que é um site de uso gratuito, para transferência de arquivos "pesados" (grandes) entre pessoas.
COMO FUNCIONA? Acessar o site: www. wetransfer.com
1) Clicar em: Take me free (Inscrição gratuita)

2) Registre-se
3) Concorde com os termos de política de segurança do site
4) Adicionar ficheiros: um ou mais arquivos até 2 GB (encontre em seu computador o (os) arquivo (s) que deseja enviar)
5) Preencher o endereço para envio: contato@edicaopordemanda.com.br
6) Preencher seu e-mail
7) Escreva na mensagem: Identifique com seu nome e título do livro
8) por fim, clicar em transferir
Assim que processo de transferência esteja encerrado, o próprio we transfer envia e-mail para o remetente e para o remetido avisando do processo.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com